27 de maio de 2011

Se voce falar mentiras sobre a gente...



O que leva uma pessoa a se julgar superior a outra ? Poder ? Fama ? Posição social ? Dinheiro ? O fato é que na sociedade em que vivemos isso é algo que podemos encontrar em qualquer lugar pelo qual passemos, escolas, empresas, festas e etc, e afinal de contas, quem nunca viu alguém que se considere melhor que os demais ? Mas o problema principal se da quando esse sentimento de superioridade vem acompanhado de uma necessidade de subjugar os considerados “inferiores” à sua vontade e reduzi-los ao mínimo possível como forma de auto-afirmação.

Um exemplo contemporâneo desse tipo de comportamento são os bullies, indivíduos que usam da posição de poder que ocupam para intimidar e humilhar os demais como forma de exibir toda a “força” que possuem, mas será que tais pessoas realmente possuem a força e a superioridade que demonstram ?

De fato a nossa sociedade tende a nos segregar e estabelecer hierarquias em relação aos mais diversos assuntos, no trabalho, na escola, com classes sociais e etc. Quanto mais próximo ao topo da pirâmide que se cria, mais poder e respeito dos demais o individuo tem, e em meio a toda essa desigualdade que encontramos, cabe a aqueles que estão em posições mais privilegiadas ajudarem os demais para que estes possam também encontrar meios de se erguer, assim como vemos diversos atores famosos, músicos, milionários e etc  fazendo através de doações, campanhas publicitárias para arrecadar fundos e tudo mais.

Assim, podemos destacar os indivíduos que necessitam da humilhação e inferiorização dos demais para que se sintam superiores, e podemos ver que em muitos casos esse individuo não possui de fato o status que aparenta ter, na realidade ele faz toda essa exibição por não se sentir de fato possuidor de tal poder, e por isso tende a possuir uma necessidade recorrente de estar sempre provando pra si mesmo que realmente se encontra nessa posição superior, e assim, existindo ou não essa superioridade, o simples fato de fazer os demais acreditarem nela já a torna real.

Com isso tudo chegamos a uma conhecida conclusão, estamos longe de vivermos num mundo perfeito. Há tantos problemas a serem combatidos que se fossemos tentar falar sobre todos em um único texto poderíamos escrever um verdadeiro livro, mas essa é uma das principais necessidades que existem para que possamos realmente fazer algo significativo, a cooperação. Enquanto as pessoas preferirem alimentar uma espécie de competição para determinar quem é o melhor ao invés de se unirem para lutar por um mundo melhor, enquanto o individualismo for mais forte do que ajudar a quem precisa, por mais que a tecnologia e nossos confortos avancem, dificilmente veremos um mundo de fato melhor, pois em meio a tudo isso algo muito importante vem se perdendo aos poucos e sendo substituído pela busca de uma perfeição quase que robótica, a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário