4 de junho de 2011

Se fizer greve te chamam de subversivo




Ontem chegou ao fim a greve dos ônibus em Santo André, a movimentação ainda não é a que estamos habituados, mas perto do caos que se gerou nos últimos dias é um alivio para os moradores da cidade. Pessoas que iam trabalhar não conseguiam chegar a seus empregos e quando conseguiam, não conseguiam voltar, a menos que você tivesse um carro, você estava ferrado, e mesmo de carro o transito estava caótico, com a falta de ônibus, o numero de carros na rua aumentou muito, gerando transito, acidentes e etc..., tudo isso graças a aqueles motoristas de ônibus que estavam em greve não é? Leve engano meu caro leitor.

Se você é um dos prejudicados pela greve, perdeu dias de trabalho, aula ou aquele encontro que tinha marcado com sua namorada, em primeiro lugar é necessário que você saiba quem de fato foi responsável pelo seu prejuízo, e pode estar certo de que não foram os motoristas e cobradores.

Vamos aos fatos, a passagem de ônibus aqui está num valor exorbitante, pagamos R$2,95, sem nem ao menos ter direito a integração com outras linhas, enquanto isso no próprio Rio de Janeiro, uma cidade MUITO maior que Santo André, com MILHÕES de habitantes a mais, esse valor é de apenas R$2,40, não acham interessante?

Mas enfim, já não bastasse o preço abusivo que temos de pagar pra usar o transporte publico, o principal problema dessa situação é um problema comum a toda a classe trabalhadora, a exploração a que ela é submetida. Na sociedade capitalista, o principal objetivo de toda empresa é se conseguir a maior quantidade de capital que se conseguir com a menor quantidade de investimento possível, gerando assim  uma alta taxa de lucro.

Mas que merda eu to falando? O que raios o capitalismo tem haver com toda essa birosca? Pensem comigo, quer maneira mais fácil e pratica de se reduzir o custo de uma coisa do que reduzindo o salário dos que são responsáveis por ela? Funcionários públicos, trabalhadores de grandes indústrias, motoristas de ônibus, todos são vitimas de um sistema que busca pagar o mínimo possível para seus funcionários com o objetivo de conseguir um lucro maior, e na maioria das vezes não se tem o que fazer, pois os indivíduos PRECISAM daquele dinheiro para sobreviver, e com a enorme fila do desemprego, se alguém tenta fazer algo sozinho, não será problema para a companhia encontrar um substituto, mas de tempos em tempos acontece o que acabamos de presenciar, as condições oferecidas aos trabalhadores são tão baixas que se inicia uma greve geral de toda aquela categoria.

Na maioria dos casos, como foi agora, as greves geram um caos tão grande, pois como nas maquinas em que se uma engrenagem para, todo o resto é prejudicado, assim funciona também a nossa sociedade, e ai o governo/companhias privadas e etc, se vem obrigados a negociar com os grevistas, para poderem cessar aquela confusão. Nessas negociações, o valor final que os grevistas conseguem nunca são os mesmos exigidos por eles inicialmente, nessa greve mesmo a exigência era de 12% de reajuste, e ficou por 7,8%, mas em todo caso já é uma conquista para uma classe que se via completamente subestimada, a ponto de necessitar de uma greve para mostrar a importância que tem.

Enfim meu caro leitor, dessa vez foi a greve dos  motoristas de ônibus, amanha pode ser a dos médicos, professores, policiais ou seja lá quem for, então só fica o meu conselho, não culpem os grevistas pela confusão que é gerada, mas saibam olhar os verdadeiros culpados, pois em muitos casos, esses culpados são, ou tem apoio, de pessoas a quem nós mesmos demos poder, então fiquem atentos na hora de votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário