28 de julho de 2011

Semana do Rock #6 Anos 90-2000 : With The Lights Out




Ok, depois de uma semana, está aqui o ultimo texto dessa seção, serei breve e não enrolarei muito, porque o Dia do Rock já foi há muito tempo e esta sem sentido essa Semana do Rock a essa altura do campeonato, mas não vou deixá-la incompleta não é mesmo?

Enfim, terminei o ultimo texto falando sobre o Rock Alternativo, e foi dessa cena underground e alternativa que surgiu o principal movimento dos anos 90 vinda principalmente de uma certa cidade do estado americano de Washington, Seattle, local de nascimento do Grunge, com bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice In Chains e Soundgarden. O que se chama de Grunge surgiu no final da década de 80, inicialmente era um movimento completamente alternativo e underground, totalmente as avessas de tudo que se usava para ter um apelo comercial; usava de um som sujo com guitarras extremamente distorcidas, músicos com aparência desleixada, roupas detonadas, letras recheadas de sarcasmos, angustia, agonia e etc, mas no começo dos anos 90 teve sua explosão e tomou conta do cenário mainstream graças ao enorme sucesso dos álbuns Nevermind, do Nirvana e Tem, do Pearl Jam, que impulsionaram todas as demais bandas do movimento.

Outro movimento surgido no final da década de 80, mas que obteve seu sucesso durante a década de 90 foi o Pop Punk, derivado do Hardcore Melódico surgido na década anterior, caracterizado por uma mistura da sonoridade do Punk Rock/Hardcore tradicional com uma pegada ainda mais suave e pop do que o próprio Hardcore Melódico, menos suja, com vocais limpos, e uma temática mais voltada à cultura jovem, problemas adolescentes, garotas, colégio e etc, sendo muito relacionado inclusive ao Skate. As principais bandas desse estilo foram Green Day, The Offspring, Blink-182 e, já nos anos 2000, Avril Lavigne, que apesar de ter uma sonoridade que ainda se encaixe nesse estilo, possui uma temática, letras e sonoridade ainda mais puxadas pro lado do Pop que as bandas da primeira leva desse estilo.

Derivado do Metal, nessa época surge o Nu Metal, ou New Metal, como preferirem, que mistura elementos do Metal tradicional com o Rock Alternativo e o Hip Hop. As principais bandas desse estilo surgiram pela metade dos anos 90 e começo dos anos, e nos últimos anos do milênio já começavam a ganhar destaque. Bem, esse estilo não é uma de minhas especialidades, por isso encontro uma certa dificuldade em me aprofundar muito em relação a ele e definir suas características, mas entre o que posso notar que normalmente é comum nesse estilo são os instrumentos normalmente usam afinações baixas, a presença de DJ’s em algumas bandas, e vocais que variam entre o melódico, gritado, gutural e em Rap. Entre as principais bandas desse estilo podemos destacar; Slipknot, Linkin Park, Papa Roach e Korn.

E pra finalizar aqui a listagem, o Indie Rock, ou Rock Independente, que são bandas com um som derivado  do Rock Alternativo e do Post-Punk que costumam gravar e distribuir seu trabalho através de gravadoras independentes que, em alguns casos, eles mesmos são os donos, tendo total controle sobre a produção e desenvolvimento de seus discos.  Existem os mais diversos estilos de bandas Indies, desde de bandas com uma pegada mais leve puxada para o lado do Folk até bandas com o som puxado para o Hardcore, a característica de fato determinante para que a banda seja Indie é justamente a atitude dela em relação a gravação e distribuição de seu trabalho. Entre as principais bandas desse estilo podemos destacar Radiohead e Franz Ferdinand.

Enfim galera, mais uma vez desculpem o atraso e sei que muitas bandas e estilos ficaram de fora, mas busquei fazer o melhor que pudesse, e aqui se encerra essa seção de postagens, pra finalizar, as musicas dessa época as quais vocês não podem deixar de ouvir para compreender os movimentos da época:

Nenhum comentário:

Postar um comentário